Embora o Cerrado não tenha, na visão dos formadores de opinião o prestígio da Floresta Amazônica, a sua configuração e os recursos naturais existentes no bioma colaboram para que a sociedade viabilize seu aproveitamento econômico sem desmatamento.
O fácil acesso ao Cerrado, permite ao homem comodidade para percorre-lo e estudá-lo. Não é espinhento e seco como a Caatinga e, diferentemente de quando andamos na Floresta Amazônica, no Cerrado estamos sempre vendo o céu e o horizonte.
Há trechos da Floresta Amazônica em que se percorre dezenas de quilômetros sem encontrar água e fauna, um deserto verde, em que a luz solar nunca chega ao solo. É uma caminhada fantasmagórica. Já no Cerrado, uma caminhada é paradisíaca, e na certeza, veremos animais e muitas flores, saborearemos vários frutos e nadaremos em algum riacho.
A rede fluvial do Cerrado é numerosa e bem distribuída, onde deparamos com cursos d"água perenes sem muita dificuldade. Coitados dos outros biomas nesse item. Todas grandes Bacias Hidrográfica brasileiras têm contribuição de nascentes do Cerrado. Apropriadamente, o Cerrado foi denominado o Berço das Águas.
Lippia lacunosa- local: Arboreto da UnB 613 norte
Não identificada - Local: Ponte Alta Gama - DF
Não identificada - local: Arboreto da UnB 613 norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário