Marcadores

domingo, 30 de agosto de 2015

DERRUBADA DE CONSTRUÇÕES ILEGAIS NA ORLA DO LAGO PARANOÁ

A remoção de construções ilegais na orla do Lago Paranoá em Brasilia  é visto com simpatia pela maioria da população. O ponto de partida  exigindo a derrubada foi uma decisão judicial , porém, o apoio do povo empoderou o governo para uma ação que há muito tempo esteve em pauta, mas nunca realizada.
Antes do início dessa operação, o governo era acusado de perseguir apenas as construções ilegais de gente pobre. Com a ação no Lago esse paradigma foi quebrado e o governo ganha musculatura política e maior legitimidade ao combate às construções ilegais, praga de difícil debelação, que atinge todo DF.
Visto pela argumentação acima escrita, a ação foi positiva em todos sentidos, porém não nos enganemos, a questão da degradação ambiental nos locais da remoção, que certamente ocorrerá, será grave. O governo, no meu entendimento, não reúne condições de recuperar e manter ambientalmente essas áreas corretamente. A sujeira vai imperar. A invasão de espécies vegetais exóticas prosperarão, principalmente da perigosa leucena.
Ao meu ver, a única solução plausível é permitir estabelecimentos comerciais, compatíveis ao local, nos atuais lotes residenciais da beira do Lago Paranoá. Essa transformação trará empregos, investimentos, conservação ambiental e segurança. Vamos ao debate.





Campinas-SP leucenas tomam conta das margens da Avenida Orosimbo Maia, perto da Norte-Sul (Foto: Augusto de Paiva/AAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário