Marcadores

domingo, 28 de junho de 2015

EMIGRANTES DO BRASIL

Estimativas de 2013 dão conta que residem no Brasil 1,000,000 de estrangeiros e que 3.000.000 de brasileiros vivem no exterior. 
EUA, Inglaterra, Portugal, Espanha e a França são os principais países de destino dos imigrantes oriundos do Brasil, Os EUA reponde por mais de 30% desse contingente. 
O IDH desses imigrantes brasileiros é elevado, em que se destaca uma média de 13 anos de estudos, muita acima dos 7,2 anos da brasileira. A média dos EUA, a mais alta do mundo, é de 13,3 anos. Portanto nossa diáspora é de indivíduos da classe média e alta. Essa elite, no bom sentido termo, não encontra, no Brasil atual, oportunidades para crescer ou manter ao menos o nível econômico dos genitores. A migração aos países desenvolvidos é uma das poucas perspectivas de melhoria de vida. 
Iniciar um empreendimento e ter sucesso é quase impossível no Brasil visto uma carga tributária escorchante e uma burocracia intransponível, em que para sobreviver do negócio é necessário agir criminalmente, ao sonegar impostos e corromper funcionários públicos. E o afloramento da crise em 2015 piora a situação: a classe média se desilude com  concursos públicos, visto a péssima situação financeira federal, estadual e municipal; os ricos, indica a operação Lava-jato, perdem a bolsa patrocinada pelos bancos públicos; os pobres verão o valor da Bolsa Família se desmilinguir por efeito da inflação alta e o governo sem condições políticas e econômicas para reajustes. É bom lembrar que a Argentina, no início do século XX, tinha renda per capita maior que a dos EUA e sua decadência se aprofundou com o advento do populismo peronista.
Para uma melhora das expectativas: "fora Dilma e fora PT"! Agosto vem aí! 
Senão: o último a sair apague a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário