Segundo o IBGE, em 2013, existia no Brasil, mais de 50 milhões de cães e 30 milhões de gatos domiciliados. Enquanto a taxa anual de crescimento da população brasileira está em menos de 1%, a de cães e gatos essa taxa passa dos 5%. São dados expressivos que refletem o atual estágio econômico e cultural do Brasil: o setor pet movimenta R$ 15 bi anual e existe maior população de cães que o número de crianças. Há casais que preferem um animal de estimação em lugar de um filho.
Obviamente, há diversos temas importantes a debater com essa estatística, porém vou me ater aos efeitos nocivos que cães e gatos causam à nossa fauna. Pesquisas científicas atestam que nos EUA os gatos matam bilhões de aves e mamíferos. Não sei de pesquisa que diga os números da tragédia brasileira, mas tudo indica que a situação é grave.
Cito o caso dos cães asselvajados no Parque Nacional de Brasília. Cães ferais são predadores insaciáveis. Se não forem tomadas medidas para eliminação desses cães, as matas da Água Mineral, fatalmente, se tornarão pobres de animais silvestres, um deserto verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário