Marcadores

segunda-feira, 1 de junho de 2015

BOAS MANEIRAS

Em uma época em que o consumo de drogas representa um grande risco à juventude, a educação para resistir ao seu uso é primordial. As expectativas são preocupantes, ainda mais com a entrada de psicoativos sintéticos cada dia mais baratos, poderosos e de tráfico fácil. Drogas que como a maconha, exige grandes volumes ao ser traficada e que seu forte odor é óbvio e nem com essas dificuldades se consegue reduzir a sua venda, pensamos nas drogas sintéticas que não tem cheiro e um pequeno pacote conduz muita quantidade. Ainda podemos destacar que a maconha necessita de áreas extensas à plantação e apresenta fácil identificação, enquanto as substâncias sintéticas podem ser produzidas em enormes quantidades em um escondido e pequeno laboratório.
Sim, temos o PROERD, programa da Polícia Militar para erradicação das drogas, direcionado aos alunos de escolas públicas e privadas. O programa tem  propósito  que a criança aprenda e tenha a convicção do bem causado a si ao dizer NÃO às drogas. A PM do DF foi pioneira no Brasil e é um sucesso inquestionável de público e de crítica. O PROERD é aplicado em salas de aula, preferencialmente a alunos da 5ª a 7ª séries. Pela minha intuição, acho que deveria  ser destinado também às séries anteriores, com certeza  e o aprendizado seria mais eficiente. Palestrantes experientes nessa atividade confirmam que crianças de 7 a 10 anos são mais atenciosas e participantes à aula que adolescentes. O PROERD já foi ministrado a 650.000 alunos no DF em 16 anos de atividade. Uma pena que não haja, ao menos eu nunca li, nenhum estudo científico que demonstre os resultados práticos do programa em um universo tão grande de cobaias de fácil identificação.
Embora seja louvável programas como o PROERD, é necessário mais atenção das escolas e principalmente das famílias de contribuir na prevenção ao uso de drogas. Dar prioridade ao ensinamento de boas maneiras à vida, ao meu ver, seria o ideal. Uma pessoa bem educada socialmente tem facilidade de ser aceita em qualquer grupo que a interessa. Amplo número de indivíduos são iniciados na droga para serem admitidos a certas pessoas ou grupos. Quando as boas maneiras são ensinada em criança, elas aprendem demonstrando naturalidade e perfeição. Repita as lições.
Boas maneiras mais importantes:
a) meiguice: em saudações sorria sempre;
b) a gratidão é a maior das virtudes;
c) solidariedade: os pais que ensinam a criança fazer bem a outrem recebem também. Há muitos pais que apoiam filhos fazendo maldades sem pensar que no futuro sofrerão do fruto que plantaram;
d) paciência;
e) perseverança;
f) falar sempre a verdade;
g) a boa disposição. A preguiça é a mãe de todos os vícios.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário