Marcadores

sexta-feira, 15 de julho de 2016

GATOS E CÃES: UMA TRAGÉDIA À NOSSA FAUNA - POST 2 -

Em viagem esse ano ao Nordeste percorri a pé áreas de Caatinga vizinhas a residências humanas  em PE e RN. Embora tenha sido um ano seco á agricultura, a chuva caída recuperou o verde da Caatinga. Aconteceu a chamada "seca verde". Nessa região que andei não existe matas primárias, mas a vegetação secundária natural apresenta uma boa diversidade de espécies. Pela altura de angicos e aroeiras nota-se que as matas têm mais trinta anos intactas.
Mesmo sendo um ambiente próprio à existência de fauna, caminha-se por horas naquelas matas e não se observa qualquer animal. Não se vê aves, tal uma lambu ou uma corduniz; não se vê roedores, outrora tão comuns como o preá e o mocó; não se vê lagartos como o teiú, o camaleão e nem ao menos o calango-bico-doce.
Esses desertos de animais que ocorre na Caatinga e em outros biomas nacionais, excluindo a perda quantitativa de habitat por desmatamento, é de responsabilidade de três espécies predadoras terríveis que abundam em nosso território: o gato doméstico, o cão e o homem. Eta trio sanguinário! Acho que podemos evitar a catástrofe anunciada ao se investir na educação ambiental do homem, porém com os cães e os gatos haverá de  ter um controle mais efetivo, incluindo a eliminação em massa.
Muitas cidades do Brasil têm potencial de recuperar a população e um alto número de espécies da avifauna silvestre. Porém, essa recuperação, apenas se dará com a diminuição radical e permanente da população de gatos domésticos. Conheço cidades da Caatinga, em que ocorriam, a quarenta anos passados, variado número de espécies e grande número de indivíduos, se destacando galo-de-campina, sabiá, rolinhas, bem-te-vi, corrupião, casaca-de-couro, sanhaçu-cinzento, sebito-branco e sebito-relógio. Hoje, nessas mesmas cidades essa aves são raras ou desaparecidas. Temos que escolher entre a convivência com gatos ou com aves.    
A Austrália vai matar 2 milhões de gatos.

 Imagem Geraldo Nunes,10/2014, corrupião

 Imagem Geraldo Nunes,10/2014, corrupião

 Imagem Geraldo Nunes,10/2014 rolinha-cascavel
O "gênero" rolinha  é o mais perseguido pelo gato no Brasil
 Imagem Geraldo Nunes,10/2014 rolinha-cascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário