Marcadores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ÁRVORES EMBLEMÁTICA DE BRASÍLIA 23 - INGÁ-COMUM (Inga vera) AO FINAL DO ERL- NORTE

Observo quatro espécies de ingá no DF: as nativas ingá-comum e ingá-feijão (Inga laurina) e as exóticas ingá-mirim (Inga marginata) e ingá-açu (Inga cinnamomea).           
O ingá-comum é uma pioneira prolífera, com suas sementes apresentando, espontaneamente, boa germinação em locais úmidos. O fruto do ingá-comum têm bom sabor, porém, devido a algum desequilíbrio ambiental, nessa região não o encontramos sem o ataque de uma broca específica.
O ingá-comum se assemelha em todos aspectos visuais (silhueta, folhas, flores e frutos) com o ingá-açu, apenas esse último tem o fruto muito maior que o primeiro. O ingá-comum é muito apreciado pela saúvas e em lugares sem muitas opções, essas formigas conseguem matá-lo. Avistei um exemplar de ingá-comum em Macaíba-RN que também foi atacados por saúvas. 
Nativo da Amazônia o ingá-açu é o único entre os ingás que tem valor comercial. Rico em polpa, é fácil encontrá-lo à venda em feiras de cidades da Região Norte.
O ingá-feijão é, ao menos no DF, o mais saboroso fruto do gênero. A árvore do ingá-feijão alcança a maior em altura dentre as espécies citadas.
Acho o ingá-mirim  superior a qualquer outra espécie à arborização de estacionamentos e se destaca nos seguintes itens de conforto e segurança: a) produz  boa sombra; b) o fruto ao cair não causa dano em veículos; c) não há quebra de galhos e árvores arrancadas por ventos; d) crescimento rápido; e) sua altura em locais abertos não ultrapassa 7 m.
As quatro espécies citadas concebem frutos que atraem a avifauna, principalmente os psitacídeos. E, suas flores seduzem os beija-flores e outros nectarívoros.
Abaixo imagem Google Earth do ingá-comum homenageado. O espécime homenageado foi derrubado na construção do Complexo Rodoviário Joaquim Roriz. Podemos ver alguns pés desse ingá na orla do lago ao lado esquerdo do Deck Norte.
https://goo.gl/maps/GpMdbKtuDb22


Nenhum comentário:

Postar um comentário