Por serem plantados em terreno diferente ao de sua origem nativa. os exemplares jatobás do bosque homenageado cresceram pouco, porém estão produzindo uma boa safra de frutos este ano.
O jatobá-da mata é a árvore mais imponente do bioma Cerrado. Os mais altos exemplares de jatobá-da-mata que conheço estão localizado na mata do clube Estância das Águas do Itiquira, próximo a cachoeira do Itiquira, município de Formosa-GO. Calculo esses pés com mais de 50 m de altura. Abaixo link do Google Earth indicando o local aproximado dos jatobás citados em Itiquira.
Uma pena, que os indivíduos de grande porte que existiam nas matas do rio Ponte Alta, no Gama-DF, por estarem perto das margens, foram tragados pelos desbarrancamentos causados pela degradação.
No Cerrado ocorre outra espécie do gênero, o jatobá-do-campo (Hymenaea stigonocarpa), que habita as fitofisionomias stricto sensu, cerradão, cerrado rupestre e campo sujo e nunca às formações florestais. Já o jatobá-da-mata só ocorre nas formação florestais. A safra é comestível de agosto a novembro.
No Bioma Caatinga o jatobá-da-mata ocorre exclusivamente nos Enclaves de Mata Atlântica e matas ciliares.