Essa linda fileira de vinhático foi plantada pelo homem.
O
vinhático é uma madeira de lei de respeito e de bonitas cores. Resistente à rachaduras e por isso apreciada por entalhadores. Considerada a melhor estaca para cerca pela durabilidade e os locais onde são pregados os grampos, nunca racham.
Ao menos no DF e em áreas adjacentes ele ocorre nas fitofisionomias do Cerrado sensu lato, tal o stricto sensu, rupestre, cerradão e campo sujo. Não o observo-o nas matas ciliares.
A Plathymenia foliolosa e a Plathymenia reticulata são pares vicariantes. A Plathymenia foliolosa aparece, ao menos no atual estágio do Cerrado, na fisionomia de campo sujo e coincidentemente existe um pé nativo, frontal a Estação Biológica citada. À primeira vista, notamos árvores totalmente diferentes, porém nos detalhes, entre eles o formato da folha, têm muito em comum.
A folhagem do P. reticulata é lindíssima. Confira em foto abaixo.
Tenho uma hipótese de que muitas áreas que se mostram campo sujo atualmente, foram originalmente cerradões trabalhados intensamente pela agropecuária por décadas.
Abaixo links do Google Earth: o 1º mostra a imagem da fileira do P. reticulata e o 2º o P. foliolosa.
Foto Geraldo Nunes 12/215 Fileira de vinhático(Plathymenia reticulata) da citada Estação Biológica
Foto Geraldo Nunes 12/2015 detalhe da folha do Plathymenia foliolosa
Foto Geraldo Nunes 12/2015, fustes dos vinháticos vicariantes (Plathymenia foliolosa) localizados ao sul da mata ciliar do Arboreto da UnB altura da Q. 614
Foto Geraldo Nunes 12/2015 detalhe da folha do vinhático verdadeiro (Plathymenia reticulata)
Foto Geraldo Nunes 12/2015 detalhe da folha do vinhático verdadeiro (Plathymenia reticulata)