Marcadores

domingo, 27 de dezembro de 2015

ÁRVORES EMBLEMÁTICAS DE BRASÍLIA 20 - BOSQUE DE CAMBUÍ (Peltophorum dubium) DA SQN 103, FRONTAL AO EIXO RODOVIÁRIO

O cambuí, entre todas espécies, é a árvore plantada em maior número no DF. Com sua imensa florada em dezembro/janeiro, o Plano Piloto fica amarelo e perfumado. O seu perfume é mais evidenciado no início do dia. Ilustrando o post, imagens do Google Earth do cambuí em Jacobina, bela cidade baiana, onde essa árvore é nativa.    

 Foto Geraldo Nunes Local e data: SQN 103, 12/2015
 Foto Geraldo Nunes Local e data: SQN 103, 12/2015
 Foto Geraldo Nunes Local e data: SQN 103, 12/2015
 Imagem Google Earth cambuís em Jacobina-BA
  Imagem Google Earth  cambuís em Jacobina-BA
  Imagem Google Earth cambuís em Jacobina-BA
 Imagem Google Earth cambuís em Jacobina-BA

sábado, 26 de dezembro de 2015

VÍDEO: aves de Brasília - Corrupião (Icterus jamacaii)




Ao longo do tempo, no DF, observei apenas corrupiões soltos de cativeiro, porém esse casal tinha cacoetes de aves criadas na natureza. Com o desmatamento, a espécie, antes restrita ao nordeste, principalmente á Caatinga, avança em direção ao oeste e ao sul.









sábado, 19 de dezembro de 2015

VÍDEO Aves do DF - encontro ou xexéu-de-bananeira (Icterus pyrrhopterus)

Ave Incomum no DF. Arisco, porém consegui sua imagem por alguns segundos. Local: Q. 914 sul. Também já o observei na SQN 405 e no cemitério Boa Esperança.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

FRAGMENTO DO MEU LIVRO E LIGAÇÕES PERIGOSAS, A NOVA MINISSÉRIE DA GLOBO

Mais uma adaptação à tela do famoso livro do francês Choderlos de Laclos (1741-1803). Denise Saraceni, veterana diretora de minisséries da Globo assinará mais essa. São boas as minhas expectativas e na certa assistirei.
Em meu livro "Uma Aventura no Cerrado" faço referência aos personagens de Ligações Perigosas:


"Presumo que ampla porcentagem das mulheres leu o livro “Ligações Perigosas” de Laclos e aprendeu e aperfeiçoou bem as lições dadas pelos protagonistas. Alguns fatos que fui testemunha, em que mulheres a primeira vista frágeis, expõem  homens  ao ridículo degradante por questões amorosas, leva-me a crer que essas mulheres são incorporadas pelo espírito da marquesa de Merteuil.
Venho formando uma netwoman e quero aumentá-la em quantidade e territorialmente. Um grande sonho meu é  receber, dentro de uma floresta,  um telefonema de uma parceira sexual gaúcha, com direito a sotaque e tudo mais,  em que durante o sensacional diálogo chamá-la-ia   de “prenda minha”. No entanto tenho pressentimento que esse crescimento almejado tornaria a rede de difícil administração; posso até cair em armadilhas, porque enquanto imagino que me acho inserindo uma adorável mulher na minha netwoman, estou é sendo incluído numa netman de uma perigosa merteuiliana." 

VÍDEO DA BORBOLETA (Anartia amatheia) E O GIRASSOL-MEXICANO



Vídeo feito na Ponte Alta, Gama-DF


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

AINDA A LEUCENA E O PARQUE AMBIENTAL DA SQN 212/213, BRASÍLIA DF

Conforme informa a placa em foto abaixo, recentemente foram plantados 95 mudas em compensação a erradicação de 27 árvores à época da construção de prédios próximos.
Acompanharei com atenção o desenvolvimento dessas mudas. O perigo principal é a ocorrência de incêndios no período seco do ano. Sem uma manutenção adequada à retirada dos capins, na certa haverá incêndios e as plantas serão mortas. Há muitos insucessos em reflorestamentos causados pelo fogo em gramíneas.
Outro risco é a leucena sombrear as mudas e tomar conta do terreno. Quando feita a plantação, podaram algumas leucenas e um mês depois elas rebrotaram viçosas. Comparemos as fotos de mudas do mesmo local  em intervalo de um mês,
 Foto Geraldo Nunes em 12/11/2015
 Foto Geraldo Nunes em 15/12/2015

domingo, 13 de dezembro de 2015

O canto das aves de Brasília - garrinchão-pai-avô (Pheugopedius genibarbis)

O surpreendente canto do garrinchão.



VÍDEO AS BORBOLETA E AS FLORES DO BATE-CAIXA



Flores de Dezembro do Cerrado

ÁRVORES EMBLEMÁTICAS DE BRASÍLIA 19 - FILEIRA DE VINHÁTICOS (Plathymenia reticulata) DA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE BIOLOGIA DA UnB

Essa linda fileira de vinhático foi plantada pelo  homem.
O vinhático é uma madeira de lei de respeito e de bonitas cores. Resistente à rachaduras e por isso apreciada por entalhadores. Considerada a melhor estaca para cerca pela durabilidade e os locais onde são pregados os grampos, nunca racham.  
Ao menos no DF e em áreas adjacentes ele ocorre nas fitofisionomias do Cerrado sensu lato, tal o stricto sensu, rupestre, cerradão e campo sujo. Não o observo-o nas matas ciliares. 
A Plathymenia foliolosa e a Plathymenia reticulata são pares vicariantes. A Plathymenia foliolosa aparece, ao menos no atual estágio do Cerrado, na fisionomia de campo sujo e coincidentemente existe um pé nativo, frontal a Estação Biológica citada. À primeira vista, notamos árvores totalmente diferentes, porém nos detalhes, entre eles o formato da folha, têm muito em comum.
A folhagem do P. reticulata é lindíssima. Confira em foto abaixo. 
Tenho uma hipótese de que muitas áreas que se mostram campo sujo atualmente, foram originalmente cerradões trabalhados intensamente pela agropecuária por décadas.
Abaixo links do Google Earth: o 1º mostra a imagem da fileira do P. reticulata e o 2º o P. foliolosa.  


Foto Geraldo Nunes 12/215 Fileira de vinhático(Plathymenia reticulata) da citada Estação Biológica

    Foto Geraldo Nunes 12/2015 detalhe da folha do Plathymenia foliolosa
Foto Geraldo Nunes 12/2015, fustes dos vinháticos vicariantes (Plathymenia foliolosa) localizados ao sul da mata ciliar do Arboreto da UnB altura da  Q. 614
Foto Geraldo Nunes 12/2015 detalhe da folha do vinhático verdadeiro (Plathymenia reticulata)
Foto Geraldo Nunes 12/2015 detalhe da folha do vinhático verdadeiro (Plathymenia reticulata)


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AVES EMBLEMÁTICAS DE BRASÍLIA 11 - ALMA-DE-GATO (Piaya cayana)

A vistosa alma-de-gato ocorre naturalmente nas matas ciliares do bioma Cerrado, porém se adaptou muito bem ao ambiente urbano em Brasília. Sua figura e seu canto encantam o ambiente. É uma discreta predadora de ovos e filhotes alheios. É fácil avistá-la em toda parte do Plano Piloto.

 Foto Geraldo Nunes 02/2014, local: Ponte Alta, Gama DF
 Foto Geraldo Nunes 02/2014, local: Ponte Alta, Gama DF

domingo, 6 de dezembro de 2015

ÁRVORES EMBLEMÁTICAS DE BRASÍLIA 18 - FILEIRA DE LANDIM DO HRAN

O landim ou guanandi plantado em muitos locais do Plano Piloto, dentro do meu conhecimento, surpreendeu no aspecto do seu desenvolvimento. A espécie ocorre naturalmente no DF em lugares úmidos de matas ciliares e até em lugares alagados. Encontramos exemplares viçosos na área pantanosa junto à Piscina Velha da Água Mineral. Porém, os indivíduos cultivados em terrenos do cerrado stricto sensu, que são extremamente secos em certa época do ano, se mostram uma das espécies mais frondosas de Brasília.
Link  imagem Google Earth 03/2014 Fileira de landim do estacionamento leste do HRAN,

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

AVES EMBLEMÁTICAS DE BRASÍLIA 10 - CHUPIM (Molothrus bonariensis)

Sobre a ave destaco um trecho do meu livro de uma aventura no Cerrado:

"O chupim mede uns vinte centímetros, o macho tem a cor negra azulada e a fêmea negra cinza. Normalmente, perambulam em pequenos bandos de seis a dez indivíduos, porém, assustadoramente, observamos grupos de centenas de membros. Também é visto em voos solitários a grandes alturas percorrendo enormes distâncias em que emite um canto parecido com acordes finais de um hino patriótico. Gosta de lugares com a presença humana, porém não aceita aproximação, é fugidio e desconfiado ao extremo. Raramente é visto em lugares inóspitos, preferem locais urbanizados ou sedes de fazendas, assim os gramados de Brasília são um paraíso para eles. Eu nunca vi um chupim criando filhotes. É um fino malandro. Por serem comportados e só saírem dos ninhos com boa capacidade de voar, é admirável a baixa mortalidade dos filhotes do parasita. Diferentes, por exemplo, são os filhotes naturais do sabiá, que são peraltas e descem para o chão sem nenhuma capacidade de voar e por isso tornam-se presas fáceis tanto do homem que capturam para o cativeiro quanto de predadores habituais no Plano Piloto tais como os gatos de rua e  caburés."


Chupim criado por siriri Imagem Geraldo Nunes 09/12 Local: Ponte Alta Gama DF